Blog da ABDeC / RN

Patativa do Assaré no Cine Alecrim

Como parte do projeto CINE MAIS CULTURA o professor do ITEC e presidente da ABD-RN, Carlos Tourinho, convida para a inauguração do CINE ALECRIM, no dia 24 de junho de 2010, às 19 horas, no Centro Comunitário do Alecrim, na Av. Presidente Bandeira (Quatro), ao lado do Mercado da avenida Seis, Natal, RN.

Na oportunidade serão exibidos os filmes:

PATATIVA DO ASSARÉ e O SENHOR DO ENGENHO

(Texto abaixo e foto de J.Rodriguês)

A Cariri Filmes e a Iluminura Filmes lançaram em 2009 o premiado documentário “Patativa do Assaré: Ave Poesia”, dirigido por Rosemberg Cariri. Resultado de mais de 100 horas de gravações e filmagens realizadas num período de 27 anos, o filme é um importante e necessário documento da nossa cultura.

Em Natal, mais especialmente no bairro do Alecrim, os moradores poderão assistir este filme graças ao Projeto Cine Mais Cultura com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio Grande do Norte, e da Comunidade do Bairro do Alecrim. O projeto tem como objetivo democratizar o acesso da população à produção audiovisual nacional e promover a articulação de um circuito nacional de exibições.

Patativa do Assaré participou de importantes momentos políticos brasileiros: Ligas Camponesas, resistência à ditadura militar, campanha pela Anistia e pelas Diretas Já. Na area cultural, foi homenageado pela Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) em 1979 e participou ainda dos principais movimentos culturais do seu tempo: Movimento de Cultura Popular (MCP) do Recife, Festivais de Música Popular Brasileira, Grupo de Arte Por Exemplo, Movimento Nação Cariri e Encontro das Culturas Populares do Nordeste, entre tantos outros.

A partir de 1970, Patativa do Assaré passou a simbolizar para os jovens nordestinos uma voz da resistência e das lutas democráticas. A cultura popular nordestina é uma cultura diversificada, rica e universal ao mesmo tempo e é inesgotável fonte de renovação para os mais importantes movimentos culturais e artísticos do País. Escritores, poetas, artistas e pensadores de todo o país tem obras fertilizadas com os signos da cultura nordestina. Como exemplo maior da força comunicativa e social da nossa poesia popular, temos Patativa do Assaré, um dos maiores poetas populares brasileiros de todos os tempos.

Anúncios

Sobre SRSC

Journalist. Filmmaker. Audiovisual Researcher. MediaDesigner. English Teacher.

Olá cineasta! Obrigado pelo comentário. Visite nosso grupo no Facebook. Volte sempre. abrs. Turma Abedista Potiguar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 23/06/2010 por em Cine Mais Cultura, Natal-RN.
%d blogueiros gostam disto: