Blog da ABDeC / RN

Rumores: Cine Grid, Ponto Cine e …

Hoje é domingo, mês de julho, das férias. Mas, quem consegue tirar férias nos dias de hoje? Na verdade, aproveitei a manhã para ler o novo número da Revista RUMORES da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP.

Um artigo em especial chamou minha atenção e compartilho com vocês:

Propostas e possibilidades acerca de um cinema em grid no Brasil, de Alfredo Luiz Suppia e Cícero Inácio da Silva

Você já ouviu falar em Cine Grid? E em Ponto Cine? E em memo virtual? Não são apenas novos termos criados para/e/pela era digital. São conceitos que já estão sendo aplicados e vivenciados e que precisam ser discutidos por todos nós: praticantes, estudiosos e envolvidos enfim,  com as práticas sociais midiáticas.

A missão do Cine Grid segundo consta no site é construir uma comunidade interdisciplinar com foco na pesquisa, desenvolvimento, e demonstração das ferramentas colaborativas à disposição na Internet, que possibilitem a produção, utilização e troca de mídia digital de altíssima qualidade através das redes fotônicas.

O Ponto Cine é a primeira sala popular de Cinema Digital do Brasil. Construída em 2006, com capacidade para 73 pessoas (stadium), na zona norte do Rio de Janeiro.  Climatizada, automatizada, com poltronas ergonômicas, sendo que duas fileiras (1 vertical e 1 horizontal) possuem assentos para obesos. O destaque é o projeto Diálogos Com o Cinema, que vale a pena conhecer mesmo que seja pela internet.

O resumo do artigo diz o seguinte:

Este artigo pretende discutir a proposta de um sistema nacional, público e gratuito de difusão/circulação de conteúdo audiovisual em formato digital, fruto de discussões no âmbito do eixo Memória do I Seminário Internacional Fórum de Cultura Digital Brasileira, de 18 a 21 de novembro de 2009, em São Paulo. A idéia é que qualquer cidadão brasileiro tenha acesso gratuito e remoto a conteúdo audiovisual digital em alta definição (720p, 1080p, 1080i e/ou 2K), originário de arquivos e cinematecas dos mais diversos pontos do país. Tal projeto, um grid nacional de cinema e audiovisual, parte de experiências e projetos nacionais e internacionais como o CineGrid (http://www.cinegrid.org/), a exibição intercontinental de cinema 4K por ocasião do FILE 10 (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), de 28 de julho a 30 de agosto de 2009, em São Paulo, a Rede da Memória Virtual Brasileira (http://bndigital.bn.br/) e o Ponto Cine (http://pontocine.blogspot.com/).

Se você gostou e quer saber mais (vale a pena ler o artigo na íntegra, ou baixar para ler mais tarde), clique aqui: PDF. Boa leitura.

Anúncios

Sobre SRSC

Journalist. Filmmaker. Audiovisual Researcher. MediaDesigner. English Teacher.

Um comentário em “Rumores: Cine Grid, Ponto Cine e …

  1. Pingback: Tweets that mention Rumores: Cine Grid, Ponto Cine e … « ABD Potiguar 10 anos de sucesso: sol, cine e ação! -- Topsy.com

Olá cineasta! Obrigado pelo comentário. Visite nosso grupo no Facebook. Volte sempre. abrs. Turma Abedista Potiguar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 11/07/2010 por em Cinema, novas tecnologias.
%d blogueiros gostam disto: