Blog da ABDeC / RN

Visões Periféricas: Festival Audiovisual

Estão abertas até o dia 30 de julho as inscrições para o Festival Audiovisual VISÕES PERIFÉRICAS.

A proposta do festival é:
  • compôr um painel multicultural sobre a realidade e a produção cultural das múltiplas periferias do Brasil (favelas das grandes metrópoles, comunidades quilombolas e ciganas, sertões, aldeias indígenas etc);
  • divulgar os filmes produzidos em projetos, coletivos informais, pontos de cultura, oficinas e escolas populares que utilizam o audiovisual como meio de expressão e desenvolvimento social;
  • desenvolver uma reflexão profunda sobre essas obras, promovendo o intercâmbio entre as diferentes instituições e grupos realizadores existentes no Brasil e em países ibero-americanos;
  • usar e divulgar a tecnologia e as novas mídias a serviço da democratização dos meios de produção e difusão do audiovisual;
  • promover a liberdade de expressão, fruição estética e intercâmbio de conhecimentos;
  • divulgar as produções surgidas no contexto da cultura digital, assim como refletir sobre o seu impacto na cultura, na renovação da linguagem audiovisual e na sociedade do conhecimento;
  • promover a mistura de olhares e refletir sobre o próprio conceito de periferia a partir das inovações tecnológicas em curso.
A programação será composta pelos filmes mais representativos produzidos de 2008 a 2010, além de filmes convidados de qualquer época. O festival será realizado entre 18 e 24 de outubro na cidade do Rio de Janeiro (RJ).


Mostras que compõem o Festival Visões Periféricas 2010:

Visorama – competitiva: filmes de até 30′ (trinta minutos) produzidos por alunos de projetos de formação em espaços populares que utilizam o audiovisual como meio de expressão. Exibição em sala de cinema.


Fronteiras Imaginárias – competitiva: filmes de até 30′ (trinta minutos) produzidos por qualquer realizador, incluindo ex-alunos de projetos populares de formação audiovisual. Exibição em sala de cinema.


Tamojuntoemisturado – competitiva: filmes de até 03′ (três minutos) produzidos por qualquer realizador, exclusivamente através de aparelhos celulares, câmeras fotográficas e dispositivos móveis. O tema para esta mostra é “Ser singular na diversidade, ser diverso na singularidade”. Exibição em internet.


Imagens Remix – competitiva: filmes de até 03′ (três minutos) produzidos por qualquer realizador cuja obra privilegie a recombinação de vídeos, imagens, sons e músicas disponíveis na internet (mashups, remixagens, legendagens e paródias). Não há tema específico. Exibição em internet. Leia mais sobre a idéia da mostra em Arte e Cultura do Remix.


Ibero-americana: reúne filmes de até 30′ (trinta minutos) produzidos em contexto de formação em audiovisual advindos de cursos, projetos e oficinas populares localizados nos países da região ibero-americana, exceto Brasil. Exibição em sala de cinema.


Periferia Animada: mostra temática que reúne filmes de até 30′ (trinta minutos) produzidos por alunos de projetos e oficinas populares de audiovisual, utilizando-se de qualquer técnica de animação ou que se destinem ao público infantil. Exibição em sala de cinema.


Cinema da Gema: mostra temática de filmes de até 30′ (trinta minutos) produzidos por realizadores residentes no Estado do Rio de Janeiro e que não tenham sido selecionados para as competitivas Visorama e Fronteiras Imaginárias. Exibição em sala de cinema.
Anúncios

Sobre SRSC

Journalist. Filmmaker. Audiovisual Researcher. MediaDesigner. English Teacher.

Olá cineasta! Obrigado pelo comentário. Visite nosso grupo no Facebook. Volte sempre. abrs. Turma Abedista Potiguar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 14/07/2010 por em Cinema.
%d blogueiros gostam disto: