Blog da ABDeC / RN

“E o vento não levou” de Valério Andrade

O texto abaixo foi enviado por Carlos Tourinho:
“Repasso um texto do Valério Andrade, Diretor Geral do FESTNATAL
E O VENTO NÃO LEVOU por Valério Andrade
Mais uma vez, por pouco, muito pouco, o Festival de Cinema, Vídeo e Televisão não saiu de cartaz em 2010. Lamentavelmente, e também, mais uma vez, os obstáculos intransponíveis ocorreram aqui mesmo, na nossa querida Natal.

Não jogamos pedras em nenhum dos eventos culturais de nossa cidade, mas, tal postura e conduta ética, não impede que o FestNatal seja alvejado pelas mãos da inveja e da ingratidão. Mas, isso há muito tempo deixou de ser novidade.

O que é totalmente injustificável perante à classe artística nacional, é que após 23 de existência, e de ser o mais antigo do Nordeste e o quarto (em continuidade o) mais antigo do Brasil, o FestNatal ainda não tenha merecido o patrocínio permanente do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal. Ao contrário do que ocorreu em outros festivais, e não apenas nos do Rio de Janeiro e de Gramado, a participação local sempre ficou a mercê da boa ou da má vontade dos governantes. Geraldo Melo acreditou no pioneirismo do evento. Garibaldi Filho garantiu a continuidade. Com Wilma, o veto. Apenas duas vezes, uma para atender a antiga TV Cabugi, e outra, no penúltimo ano de sua administração, o Governo do Estado esteve presente.

A trajetória do FestNatal no Governo do Estado foi idêntica a da Prefeitura de Natal. Com Wilma prefeita, quando houve, o apoio foi simbólico. Com Carlos Eduardo, a participação seria efetiva. Na administração de Micarla, a esperança nascida em 2009 transformou-se em desesperança em 2010. Wilma deixou o governo sem cumprir o que havia prometido o que, diga-se, não constituiu surpresa ou sequer decepção. Afinal, Wilma é Wilma. Iberê, pelo menos, não acenou com o compromisso que não seria cumprido. E assim, sem o Governo do Estado e sem a Prefeitura de Natal, a permanência do FestNatal ficou totalmente dependente do apoio de fora. Garibaldi Filho, como de hábito, foi o único político do Rio Grande do Norte que defendeu o FestNatal na corte de Brasília. Ao contrário, por exemplo, do que acontece com a bancada parlamentar gaúcha ou pernambucana.

O apoio da OI, esbarrou de novo na Comissão da Lei Câmara Cascudo. Veja a ironia: o FestNatal foi aprovado entre 800 projetos nacionais e vetado,  e isso pela terceira vez ,  por vozes da Câmara Cascudo. A remoção desse veto demorou meses e a não liberação dos recursos tem gerado gravíssimos problemas e empurrou o FestNatal para o final de novembro.

Em relação à Fundação José Augusto, deve ser registrado, em nome da justiça e da verdade, que se não fosse o posicionamento do seu presidente, Crispiniano Neto, o FestNatal teria perdido  (vale repetir: pela 3ª vez) o patrocínio da OI. Não cabe aqui e agora, registrar os nomes dos coveiros do FestNatal, mas, esquecidos, ah, isso, eles não serão.

Igualmente decisório foi o apoio do Ministério da Cultura, e, na pessoa do ministro Juca Ferreira, os agradecimentos antecipados dos que fazem e dos que participarão da 20ª edição do FestNatal. (Valério Andrade – Jornalista e Pesquisador)
—————————–

Resposta de Carlos Tourinho – Diretor Presidente da ABD-RN:

“É lamentável o que está acontecendo com o festival, pois independente de gostar ou não gostar, o posicionamento das pessoas que procuram impedir a realização de um festival que tem mais de vinte anos, é de simplesmente ser contra.

Mais uma vez repito: só quem vive profissionalmente do cinema verde amarelo, chamado brasileiro, sabe das dificuldades de se  encontrar um distribuidor e um exibidor para o filme com temática cultural, não me refiro ao filme de entretenimento, que também se beneficia das leis de incentivo ao cinema.

As mostras e festivais são importante, para que os filmes. A ABD e C/RN e o ITEC- Instituto Técnico de Estudos Cinematográficos, sempre apoiaram o Festnatal, assim como todos os festivais e mostras. Continuaremos apoiando.

Carlos Tourinho
A ABD e C/RN
ITEC- Instituto Técnico de Estudos Cinematográficos

PS. Aqueles que são favoráveis a continuação do Festnatal, por favor respondam a esta mensagem.

Apoio Recebido de:

From: santeiro@vm.uff.br
To: “[ABDISTAS]” <abdistas@listas.visualnet.com.br>
Date: Mon, 25 Oct 2010 12:04:07 -0200
Subject: Re: [Abdistas] E O VENTO NÃO LEVOU

Aí estive no 19o.Festival de Natal em 2009 em que se sagrou o nosso “Elvis e Madona”. Convidado e muito bem recebido pelo nosso velho companheiro de lutas na ABD, e grande fotógrafo desde as antigas,Carlos Tourinho, tive tambem a satisfação do reencontro com o Valério Andrade, velho parceiro na Cinemateca do MAM, sob as vistas do saudoso Cosme Alves Neto, desde meados dos anos 60.

Não há como extinguir-se um festival e  de cinema brasileiro como poucos Brasília e a Jornada.  Bem sei como as políticas e os políticos fingem que nos aceitam e depois encastelados puxam-nos os tapetes. Admirável é que lutadores como Valério e Tourinho como outros nossos companheiros da velha guarda não esmorecem. Longa vida ao FestNatal e a voces bravos guerreiros do cinema brasileiro.

Não sei o que posso acrescentar ao notável trabalho de vocês mas modestamente no que fôr preciso contem comigo e certamente com muitos e muitos outros companheiros que não os deixarão sózinhos na saga que estão construindo a cada dia em Natal.

Saudosos abraços de Sergio Santeiro.

Anúncios

Sobre SRSC

Journalist. Filmmaker. Audiovisual Researcher. MediaDesigner. English Teacher.

Olá cineasta! Obrigado pelo comentário. Visite nosso grupo no Facebook. Volte sempre. abrs. Turma Abedista Potiguar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25/10/2010 por em Audiovisual, Cinema, Festival de Cinema, FestNatal, Natal-RN.
%d blogueiros gostam disto: