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MinC: “dos 300 mi vamos dar 30 mi para Audiovisual”

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual, lança 10 editais inéditos para profissionais e estudantes do setor e amplia seu escopo de atuação. Será destinado um investimento total de R$ 30 milhões à execução dessas ações. O novo leque de atuação da SAv está integrado ao Fundo ProCultura de Incentivo à Inovação Audiovisual (FPIIA).

Todos os programas serão realizados com a valorização do desenvolvimento de processos criativos, não apenas de produtos, por meio de programas de qualificação e aprimoramento profissional, pesquisas, oficinas e workshops. São eles: ProCultura VideoDança, ProCultura Autor Roteirista, Laboratório ProCultura Sonhar TV,  ProCultura Inter/Curtas,  ProCultura UniverTV, ProCultura VideoClipe, ProCultura LOC Brasil, ProCultura Telefilmes de Invenção no Gênero,  ProCultura Curatori e Procultura Coletivos Criativos.

Guiados pela ideia de economia criativa, que entende que o maior patrimônio são as pessoas e suas habilidades para criar, os programas foram constituídos para ampliar o mercado e atingir segmentos antes não contemplados pelas políticas audiovisuais – como videolocadoras, universidades e curadores – e promove a interação do audiovisual com outras artes – como literatura, música, dança, por exemplo -, conquistando  assim novos talentos e novos públicos para a atividade audiovisual

Segundo o Secretário do Audiovisual, Newton Cannito, “cabe ao setor público criar mecanismos que estimulem uma reorganização do nosso setor que promova a reunião dos novos talentos – com direitos patrimoniais garantidos – e o desenvolvimento de projetos capazes de se sustentar fora do protecionismo estatal de isenção fiscal”.

A SAv acredita que os artistas e produtores brasileiros estão em uma posição estratégica dentro do cenário contemporâneo das indústrias criativas. Neste sentido, o audiovisual precisa de ações que potencializem a convergência tecnológica e de linguagens como o cinema, a televisão, a produção radiofônica, o vídeo, a fotografia, a dança entre outros. Para isso, será preciso renovar práticas, desenvolver novas percepções éticas e estéticas e atentar para os hábitos culturais da população para dar conta das demandas simbólicas deste novo tempo.

Fundo ProCultura de Incentivo à Inovação Audiovisual

Faz parte do conjunto de oito fundos que integram o Fundo Nacional da Cultura. Ao todo serão investidos, até o final de novembro, R$ 300 milhões nas atividades culturais e artísticas do Brasil, sendo destinados R$ 30 milhões para o setor audiovisual.

Dentre as principais diretrizes do FPIIA estão atuar em gargalos existentes no setor; estimular novos modelos de negócios e formatos; aperfeiçoar a competência artística, técnica, gerencial e financeira das empresas brasileiras; incentivar o aperfeiçoamento na formação e os processos de intercâmbio; promover o acesso da população aos bens e serviços e aprimorar a preservação e a restauração da memória audiovisual.

O Fundo de Incentivo a Inovação está norteado por cinco linhas de apoio, sendo elas, Fomento à Produção Audiovisual e ao Desenvolvimento de Projetos e Processos Criativos; Organização e Distribuição de Conteúdos Audiovisuais; Pesquisa, Educação e Criação; Promoção e Acesso a Conteúdos Audiovisuais; e Infra-estrutura audiovisual.

FPIIA SINOPSES

ProCultura VideoDança
O ProCultura VideoDança é um concurso voltado ao fomento da criação e produção de obras coreográficas feitas  especificamente para a câmera. O edital vai apoiar a criação de obras audiovisuais inéditas do gênero videodança, em três categorias. Serão apoiadas produções para exibição televisiva, vídeos de 1 minuto para exibição mobile e ainda produções para exibição livre. Será realizado um laboratório de desenvolvimento e produção com os integrantes dos projetos selecionados. Podem se inscrever coreógrafos ou núcleos artísticos associados a realizadores de obras audiovisuais.

ProCultura Autor Roteirista
O ProCultura Autor Roteirista vai apoiar o desenvolvimento de roteiros e demais atividades dos roteiristas, a fim de atribuir à categoria poder de autoria e criação. O programa prevê três ações específicas: edital de desenvolvimento de roteiros, central de criação e agenciamento e plataforma web de difusão (com banco de ideias e roteiros). O edital divide-se em três categorias: roteiristas estreantes, roteiristas não estreantes e escritores de outras áreas. Os autores serão selecionados para participar de um  laboratório de criação e pesquisa, além de receberem prêmios individuais. O processo termina em um pitching que selecionará projetos finalistas, que receberão apoio para o desenvolvimento dos roteiros. Os dois melhores roteiros da etapa final recebem um prêmio para auxílio à produção, associados a produtoras.

Laboratório ProCultura Sonhar TV
O Laboratório ProCultura Sonhar TV é um programa inédito de pesquisa, desenvolvimento e inovação de conteúdos, serviços, linguagens e formatos audiovisuais para televisão, em convergência com o rádio, a internet e demais plataformas digitais. Desenvolverá uma série de ações continuadas nos eixos: novos formatos audiovisuais; inovação audiovisual e economia criativa; experiências transmídia. Com o objetivo de atuar como uma incubadora de projetos audiovisuais inovadores, o Laboratório será também espaço de reflexão, formação, capacitação e interação entre criadores independentes, instituições e empresas do mercado audiovisual, no qual será abordado e investigado um amplo repertório de formatos audiovisuais nacionais e internacionais, com a participação de consultores, executivos e especialistas, além de estimular o desenvolvimento de inovadores planos de negócio, produção, distribuição e veiculação.

ProCultura Inter/Curtas
O ProCultura Inter/Curtas é um concurso público de apoio à produção de obras audiovisuais inéditas de formato Curta Metragem e Interprograma com o tema “Esportes”. Serão contempladas a produção de curtas metragens e interprogramas, derivados dos curtas, de ficção ou documentário, sendo permitida a incursão experimental sobre ambas as modalidades. Cada projeto será apoiado com o valor individual para a produção das obras. As etapas de seleção envolvem workshop, desenvolvimento de roteiro e pitching.

ProCultura UniverTV
O Concurso ProCultura UniverTV vai selecionar e apoiar a produção de documentários e pilotos de formatos televisivos a partir da análise de grades de programação de canais universitários por estudantes dos cursos de cinema, audiovisual, comunicação social e artes. Os grupos selecionados também conceberão e produzirão módulos de identidade audiovisual compostos por interprogramas, vinhetas e outras peças voltadas a dar unidade à programação do canal.

ProCultura VideoClipe
O Programa ProCultura VideoClipe vai selecionar e apoiar a produção de obras audiovisuais inéditas do gênero videoclipe. Durante o processo, serão contemplados o desenvolvimento de roteiros e a produção de videoclipes, sendo divididos em categoria estreante e categoria não-estreante, contemplando as cinco regiões do país. O objetivo do programa é fomentar um setor estratégico do mercado audiovisual brasileiro – roteirização e produção de videoclipes – normalmente não contemplado por políticas públicas; além de incentivar a produção de obras audiovisuais inovadoras em linguagens e formatos.

ProCultura LOC Brasil
O ProCultura LOC Brasil é um programa de fomento a difusão e promoção do cinema brasileiro, por meio do apoio à capacitação de agentes de videolocadoras. Para participar, os funcionários de atendimento de  videolocadoras de todo o país, se inscrevem enviando um vídeo sobre o tema “Como conquistei alguém para o cinema brasileiro”. Os autores das 20 melhores histórias serão contemplados com um prêmio individual e a locadora associada receberá também um prêmio para compra de filmes nacionais, latino-americanos e/ou de países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa-CPLP. Nesse processo, 54 agentes serão contemplados com bolsas de participação no Programa de Capacitação para o cinema nacional, desenvolvendo atividades durante 6 meses. Será criado o selo LOC Brasil, cujas locadoras associadas terão ações de incentivo a atividade cineclubista. O programa vai estimular o empreendedorismo cultural, criar agentes culturais por todo o país, além de fomentar a cadeia de home vídeo e videolocadoras.

ProCultura Telefilmes de Invenção no Gênero
O concurso ProCultura Telefilmes de Invenção no Gênero visa fomentar a produção de novos filmes para televisão, que proponham interação entre gêneros cinematográficos e que sejam pensados, desde o início, como experiências audiovisuais transmídia. O concurso é direcionado a realizadores audiovisuais brasileiros, estreantes ou não, os quais devem apresentar um projeto inédito composto por argumento, escaleta e proposta de estratégia transmídia. Em etapa seguinte, os projetos deverão associar-se
a uma produtora audiovisual e serão examinados por banca de seleção, que premiará os melhores para produção e para implementação da estratégia transmídia. No programa, estão previstos ainda ações de consultoria e acompanhamento de produtores e especialistas.

ProCultura Curatori
O Concurso ProCultura Curatori vai estimular a curadoria de projetos que envolvam pesquisa e crítica do campo audiovisual. O edital tem como objetivo apoiar a realização de ações que envolvam mostras, festivais, exposições, antologias, coletâneas, livros, catálogos, portais e outras formas de difusão derivadas de projetos de pesquisa e reflexão sobre cinema e audiovisual. O concurso é destinado a curadores individuais ou grupos. Em uma primeira fase, serão contemplados curadores que receberão recursos para o desenvolvimento de um ensaio criativo e aperfeiçoamento do seu projetos. Todos apresentarão seus trabalhos a uma banca de especialistas, que selecionará os projetos para a segunda fase do concurso. Os curadores aprovados pela banca passarão a ser acompanhados pelos especialistas, fazendo entregas mensais de pacotes de críticas e reflexões sobre o tema de seu projeto que alimentarão uma plataforma virtual agregadora de conteúdos.

Procultura Coletivos Criativos
O Programa ProCultura Coletivos Criativos visa a formação de grupos compostos por empreendedores individuais unidos a outros, para desenvolvimento de idéias, iniciativas e projetos. A proposta é ter criativos coletivos de autores, músicos, animadores, realizadores de audiovisual, artistas visuais (incluindo arte digital), artistas plásticos, artistas cênicos, dançarinos e estilistas de moda e desing, tendo sempre como base alguma ação da cadeia produtiva do audiovisual. O programa contemplará grupos já existentes e novos. Esses coletivos deverão propor e desenvolver processos e produtos inovadores, sempre agregando o audiovisual, tendo como objetivo a produção de vídeos, trilhas sonoras, músicas, textos, revistas, histórias em quadrinhos, fotografias, roupas, produtos com desing e criação de uma marca coletiva, com vistas à sustentabilidade do grupo.

Informações: (61) 2024-2265 ou (11) 3088-4252.

(Fonte: SAv/MinC)

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Sobre SRSC

Journalist. Filmmaker. Audiovisual Researcher. MediaDesigner. English Teacher.

3 comentários em “MinC: “dos 300 mi vamos dar 30 mi para Audiovisual”

  1. Pingback: Os números de 2010 « ABD Potiguar 10 anos de sucesso: sol, cine e ação!

  2. Sonia Regina Soares da Cunha
    18/11/2010

    Fred, O Minc enviou um email contate4cultura [ @ ] gmail.com dizendo que “os editais ainda não foram publicados. A publicação deverá acontecer até o final deste ano. Fique atento ao site do Mínistério da Cultura .

  3. fred
    16/11/2010

    Olá! Quando abrem as inscrições?
    Abraços

Olá cineasta! Obrigado pelo comentário. Visite nosso grupo no Facebook. Volte sempre. abrs. Turma Abedista Potiguar.

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Publicado em 10/11/2010 por em ANCINE, Animação, Audiovisual, Cinema, Cultura.
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