Blog da ABDeC / RN

Goiamum abre inscrições para oficinas

As inscrições para as oficinas do 4º Goiamum Audiovisual vão até sexta (19), na sede da ZooN (edifício 21 de Março, 4º andar, sala 410 – rua Vigário Bartolomeu, 635, Cidade Alta). Serão oferecidas três oficinas – “Microdocs”, “Elaboração de projetos para leis de incentivo ao audiovisual” e “Direção de fotografia para cinema” – todas gratuitas.

Oficina de Microdocs

A oficina será na sede do Ponto de Cultura Rebuliço (rua Gov. Valadares, 4853 – conjunto Pirangi), nos dias 25, 26 e 27 de novembro, antes do início da programação, que é para dar tempo de o resultado ser exibido durante o festival, no dia 4 de dezembro. Nos dois primeiros dias, as aulas serão pela manhã e tarde (9h às 12h e 14h às 17h) e no último dia, apenas no período da manhã (9h às 12h).

Os alunos vão aprender a desenvolver uma história, escrevê-la, gravá-la e editá-la, retratando alguma faceta da realidade em que vivem. Os microdocs nada mais são que “uma forma espontânea de fazer documentário”, definem os ministrantes Buca Dantas (RN) e Mathieu Duvignaud (RN), que dirigem a ONG Micro Mundo.

Os interessados devem procurar o quanto antes o local de inscrição, porque são apenas dez vagas. A oficina é voltada para amadores, com mínima noção de fotografia. Para participar, é necessário ter um equipamento qualquer que filme (celular, câmera fotográfica ou filmadora).

Elaboração de projetos para leis de incentivo ao audiovisual

A oficina será ministrada por Izadora Fernandes (MG) de 29 de novembro a 3 de dezembro, das 14h às 18h, no Palácio da Cultura. Nesses cinco dias, os alunos vão conhecer os recursos utilizados na escrita e execução de um projeto voltado para os diversos segmentos do audiovisual (longa-metragem, curta, documentário, novas mídias, etc).

A oficina visa também à elaboração de projetos bem formatados e criativos em sua abordagem, tanto no âmbito imagético quanto na escrita. Ao final, cada participante deverá ter elaborado um projeto, tendo como base o edital da Lei do Audiovisual.

Para se inscrever é necessário ter ao menos uma ideia de projeto voltado para o audiovisual e levar um mini-currículo. O total de vagas é 25.

Direção de fotografia para cinema

O diretor de fotografia Alexandre Ramos (RJ) ministrará a oficina, que terá aulas teóricas e práticas, de 29 de novembro a 3 de dezembro, entre 14h e 18h, na UnP da Nascimento de Castro.

Alexandre vai passar aos alunos noções básicas de como trabalhar a fotografia no cinema e vídeo – o impacto estético das tecnologias na linguagem visual, a imagem através da lente e na tela e como expor, iluminar e enquadrar uma imagem, por exemplo.

A oficina é voltada para quem tem noções básicas de fotografia e vídeo. São 30 vagas e os alunos serão selecionados mediante análise de currículo, que deve ser apresentado na hora da inscrição.

Sobre Buca Dantas – Jornalista e diretor de cinema, dirigiu “Viva o Cinema Brasileiro!” e “Fabião das Queimadas – Poeta da Liberdade” (DocTv/TV Cultura/Ministério da Cultura). Consultor do Canal Futura. Desenvolveu e fez parte da equipe de direção da série Brasil Total (Rede Globo/Fantástico). Vencedor do II prêmio Nacional Confea de Jornalismo.

Sobre Mathieu Duvignaud – Diretor de fotografia e artista francês radicado no RN. Trabalhou como diretor de fotografia em “Viva o Cinema Brasileiro!” e em diversos outros filmes, de curta, média e longa-metragem. Dirigiu o curta-metragem “O quarto mundo”.

Sobre Izadora Fernandes – Graduada em Comunicação Social pela UNI BH e em Artes Cênicas pela UFMG. Tem pós-graduação em Marketing Cultural pelo Centro Universitário UMA e em Literatura Contemporânea Latina pela PUC/Minas. Ministra cursos de elaboração de projetos culturais na área de extensão para o Centro Universitário UMA de Belo Horizonte e para gestores culturais no interior do país através do Ministério da Cultura.

Sobre Alexandre Ramos – Diretor de fotografia de longas-metragens, curtas-metragens, comerciais, documentários e programas de TV. Destaque para o premiado longa “5 x Favela, agora por nós mesmos” (Hors Competition no Festival de Cannes, França; 7 prêmios em Paulínea, São Paulo – incluindo melhor filme e melhor filme juri popular; Prêmio Margarida de Prata da CNBB; Melhor filme juri popular no Festival de Biaritzz, França), para o curta-metragem “Vozes” (Accolade Award of Excellence – The Accolade Film Competition 2009 – Los Angeles, Califórnia; Melhor Filme Experimental – Festival de Cinema da Amazônia 2009 – Porto Velho, RO; Zero Film Festival – 2010 – New York, USA ; I’ve Seen Films 2010 – International Film Festival of  Milan – 2010 – Milão, Itália ; Festival de Cannes 2010 – Short Film Corner – 2010 – Cannes, França). Destaque também para o provocante documentário para TV “Conexões Urbanas”, do canal Multishow. Como professor, foi coordenador acadêmico das oficinas do Projeto “5 X Favela”, ministra aulas no CCE da PUC do Rio de Janeiro.

Anúncios

Sobre SRSC

Journalist. Filmmaker. Audiovisual Researcher. MediaDesigner. English Teacher.

Olá cineasta! Obrigado pelo comentário. Visite nosso grupo no Facebook. Volte sempre. abrs. Turma Abedista Potiguar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 19/11/2010 por em Audiovisual, Cinema, Cultura.
%d blogueiros gostam disto: