Blog da ABDeC / RN

2º Dia Reunião SAv Comitê Consultivo

(Texto: Narla Aguiar SAv/MinC /Fotos: Marina Ofugi/ Ed.Imagem: Ygor Bernardes/MinC)

No 2º dia, em pauta a nova composição do Comitê e

Plano Setorial do Audiovisual

A secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana, encerrou, na tarde desta terça-feira (15), a 1ª Reunião do Comitê Consultivo da SAv, em Brasília. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, compareceu ao segundo e último dia do encontro. Esta foi a primeira vez em que a reunião do Comitê Consultivo da SAv teve a presença de um ministro da Cultura.

“Foi um primeiro encontro e não quero que seja o único. Vejo que há um interesse do setor em trabalhar com o ministério, e nós, nessa nova gestão, estamos nos abrindo ao diálogo, pra ouvir, tentar negociar, buscar o possível. Com certeza, depois desta reunião, vão se desenvolver muitas ações, às vezes mudanças de rumo e programas, mas, seguramente, vamos trazer alguma novidade” afirmou a ministra.

Os conselheiros debateram a nova composição para o Comitê, que terá posse em julho deste ano, incluindo a representação dos setores DistribuiçãoPontos de Cultura, além dos 14 segmentos já existentes: Cineclubes; Animação; Longa Metragem; Curta Metragem; Pesquisa e Critica; Produção independente para a TV; Jogos Eletrônicos e Conteúdos Digitais; Roteiro; Emissoras Públicas de TV; Ensino de Cinema; Experiências Populares em Audiovisual; Festivais; Técnicos e Produção de Cinema. A SAv indicará três nomes que serão votados e escolhidos pelos componentes do conselho.

Dentre os principais temas abordados, a elaboração do Plano Setorial do Audiovisual. A secretária Ana Paula Santana ouviu todas as propostas apresentadas pelos representantes, que serão compiladas em um documento e posteriormente encaminhadas aos membros, para aprovação. Ela também pediu apoio aos presentes para a contribuição na elaboração, em abril, do Plano Plurianual 2012-2014. “É um momento de qualificar nossos indicadores orçamentários”.

Também foram definidos os assuntos que serão pauta para os novos Grupos de Trabalho sobre os temas Fomento, Legislação, Parcerias, Formação/Capacitação/Requalificação, Difusão, Assuntos Internacionais, Ações Integradas entre SAv e Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Para a secretária, a reunião foi muito proveitosa, “o Comitê, hoje, se configura como um colegiado amadurecido, em que deixa de discutir o setorial e passa a discutir o audiovisual como um todo, e é essa a postura que o Ministério da Cultura quer implementar nessa gestão, de diálogo permanente com o setor, com quem produz, com quem faz o audiovisual. Tarefa para a SAv e para o setor será a de elaborar o Plano Setorial do Audiovisual, que será um super subsidio a ser levado ao Conselho Superior de Cinema, um órgão que, junto com a SAv e a Ancine, elabora a política nacional do audiovisual. É só o inicio de uma gestão, é a primeira conversa e o trabalho é grande, mas é um tempo muito propício para formular, avaliar e qualificar os processos e os programas”.

Depoimentos de representantes de entidades do Comitê Consultivo da SAv:

Foi uma reunião madura, civilizada e muito produtiva. Todos os setores representados tiveram como expor as suas opiniões. Foi um encontro elaborado, em que realmente chegamos ao consenso do que vamos trabalhar”.

Denise Fontoura, da Associação dos Roteiristas.

Cumprimos a função da primeira reunião, que é colocar a categoria em contato com a SAv. Esse encontro, essa troca, é muito importante para nós e para o ministério sentir que tem o apoio de uma categoria que é fundamental nessa estruturação da cultura do Brasil, que é o setor audiovisual”.

Póla Ribeiro, das Emissoras Públicas de Televisão.

A reunião foi importantíssima, porque a gente começa a reorganizar o movimento percebendo as dificuldades, as nuances, as demandas existentes. Muito mais do que cobrar, vamos possibilitar um diálogo, para que possamos construir todos juntos”.

Afonso Gallindo, dos Diretores de Filmes de Curta Metragem.

Saio da reunião muito satisfeita. A diversidade de representações nesse encontro me sensibilizou. A reflexão foi de muito bom nível. Temos a esperança de que nesse novo governo, com nova ministra e nova secretária, possa se qualificar os processos que já existem e que deram certo. Essa é a nossa expectativa“.

Rose La Creta, dos Diretores de Filmes de Longa Metragem.

° Por um problema técnico na degravação, não foi possível postar hoje a Ata da Reunião, a qual será postada aqui, amanhã.

Leia aqui cobertura do 1º dia de reunião.

 

Anúncios

Sobre SRSC

Journalist. Filmmaker. Audiovisual Researcher. MediaDesigner. English Teacher.

Olá cineasta! Obrigado pelo comentário. Visite nosso grupo no Facebook. Volte sempre. abrs. Turma Abedista Potiguar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 16/03/2011 por em Audiovisual, Cinema, Cultura.
%d blogueiros gostam disto: