Blog da ABDeC / RN

Cinema Feminino: inscrições abertas

REGULAMENTO

Inscrições abertas até 15 de abril

OBJETIVOS
O Festival pretende divulgar os filmes dirigidos por mulheres e desenvolver uma grande reflexão sobre as questões de gênero, tentando promover o intercâmbio entre a produção brasileira e estrangeira. Os Programas serão compostos pelos filmes mais representativos produzidos a partir de julho de 2009.

LOCAL E DATA
O Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino acontecerá de 11 a 17 de Julho de 2011, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil.

CATEGORIA DO FESTIVAL
Competitivo.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
a. filmes devem ter cópias para exibição em 35mm, 16mm, DVCam NTSC, MiniDV NTSC ou DVD.
b. filmes devem ter sido produzidos a partir de julho de 2009.

REGRAS PARA INSCRIÇÃO
a. Não há taxa de inscrição.
b. Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição no site: http://www.feminafest.com.br e enviar um DVD do trabalho acompanhado de um CD com sinopse, no mínimo 2 (duas) fotos still, a lista completa de diálogos ou narração na língua original e em inglês.
c. Todos os custos com transporte de DVD e outros materiais são da responsabilidade do candidato.
d. O custo com devolução das cópias de exibição (em película, Beta SP, DVCam ou MiniDV) correrão por conta do festival, mas seu envio para o Rio de Janeiro/Brasil é de responsabilidade do produtor.
e. Quanto aos DVD: todos os DVDs enviados para seleção serão incorporados ao acervo do Festival, podendo apenas ser utilizados estritamente para questões culturais sem fins comerciais mediante o consentimento do produtor. Caso o candidato deseje que seu DVD seja devolvido, deverá arcar com os custos de envio do mesmo disponibilizando um número de conta de courier para o envio.
f. Data limite para inscrição: todas as fichas de inscrição, DVDs e demais materiais deverão ser enviadas para o Festival com data de postagem até 15 de abril.
g. Aviso de postagem: os candidatos devem informar ao Festival por e-mail a data de postagem dos materiais e meio de envio utilizado, incluindo número de registro do envio, assim como o contato do responsável pelo envio.
h. Internet: toda informação contida na ficha de inscrição poderá tornar-se pública através do site oficial do Festival: http://www.feminafest.com.br, onde também poderão ser exibidos, com a autorização do produtor, até 30 segundos do filme.
i. Para filmes brasileiros: a/o diretora/produtor/a deve indicar na ficha de inscrição o número do CPB (Certificado de Produto Brasileiro) concedido pela Ancine. Para inscrição no processo seletivo deste festival o CPB não será obrigatório, mas caso o filme seja selecionado, o mesmo será solicitado.
j. Para filmes brasileiros: informar a Classificação Indicativa aferida pelo Ministério da Justiça, Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação (Dejus) ou disponibilizar todas as informações necessárias para requisição de autoclassificação a ser solicitada através da organização do festival nos seguintes termos:
– Todas as obras audiovisuais que não tiverem classificação indicative aferida pelo Ministério da Justiça / Dejus serão submetidas ao órgão para autorização de autoclassificação.
– As informações enviadas ao Ministério da Justiça / Dejus serão as fornecidas pelo proponente na ficha de inscrição e são de
responsabilidade do realizador. As informações de tema, classificação sugerida, justificativas e conteúdos devem estar de acordo com o “Manual da Nova Classificação Indicativa”, presentes para download no site do festival (pdf) ou no site do Ministério da Justiça
– O preenchimento das informações de classificação indicativa é obrigatório, deve ser feito de acordo com as instruções do “Manual da Nova Classificação Indicativa”, e é de responsabilidade do realizador ou produtor do filme, passível das sanções jurídicas específicas. Essa informação se tornará pública e é de responsabilidade do produtor do filme.
– Todos os filmes selecionados deverão enviar ao festival formulários e declarações necessários para a efetivação do pedido de autoclassificação indicativa da obra, devidamente impressas e firmadas.
– A não aceitação dos termos de requisição da Autoclassificação Indicativa ou a não inscrição da obra no Ministério da Justiça / Dejus de forma autônoma até uma semana após a divulgação dos selecionados desclassificará a obra.

SELEÇÃO DE FILMES
a. A lista dos trabalhos selecionados será divulgada até 16 de Maio de 2011.
b. As cópias de exibição dos filmes selecionados devem chegar ao escritório do Festival até 4 de Julho de 2011. Os filmes devem ter cópias de exibição disponíveis para o Festival em 35mm, 16mm, DVCam NTSC, MiniDV NTSC ou DVD.
c. Procedimentos de envio: sempre que possível, as cópias devem ser enviadas ao Festival por via diplomática do país de origem. Se esta opção não for possível, nós pedimos que os filmes sejam enviados diretamente por seus produtores. Não envie os filmes por frete aéreo. Deve estar claramente exposto no pacote: “For cultural purposes only, no commercial value”. Deve ser declarado um valor máximo de US$ 2 (dois dólares americanos) por questões de alfândega. Os organizadores do Festival não se responsabilizarão por filmes cujo procedimento de envio não siga nossas recomendações ou com outro valor.
d. Os candidatos deverão enviar ao Festival por e-mail informações sobre o envio das cópias – data de envio, forma de transporte, AWB ou outros números de registro, etc.
e. As cópias serão enviadas de volta em até duas semanas após o fim do Festival a menos que alguma urgência tenha sido solicitada previamente. O Festival se responsabiliza apenas pelos custos de envio de volta das cópias de exibição em película, DVCam ou MiniDV.

JURI
O júri será composto por profissionais reconhecidos que escolherão os vencedores nas categorias mencionadas abaixo.

PRÊMIOS
Grande Prêmio Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino da Competição Internacional
Prêmio Especial do Júri da Competição Internacional
Melhor Direção Internacional
Prêmio para Melhor Destaque Feminino Internacional
Grande Prêmio Femina – Festival Internacional de Cinema Feminino da Competição Nacional
Prêmio Especial do Júri da Competição Nacional
Melhor Direção Nacional
Prêmio para Melhor Destaque Feminino Nacional

Também é possível que alguns trabalhos sejam premiados por parceiros do Festival, como aquisição para exibição em TV a cabo.

ENVIAR UM FILME PARA SELEÇÃO NESTE FESTIVAL IMPLICA NA ACEITAÇÃO DESTE REGULAMENTO!

Endereço para correspondência e envio de material:

FEMINA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FEMININO
Rua Álvaro Alvim, 24/703A
Rio de Janeiro – RJ – Brasil
CEP 20031-010
program@feminafest.com.br
www.feminafest.com.br

 

Anúncios

Sobre SRSC

Journalist. Filmmaker. Audiovisual Researcher. MediaDesigner. English Teacher.

Olá cineasta! Obrigado pelo comentário. Visite nosso grupo no Facebook. Volte sempre. abrs. Turma Abedista Potiguar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 28/03/2011 por em Audiovisual, Cinema, Festival de Cinema.
%d blogueiros gostam disto: