Blog da ABDeC / RN

JeriDigital: selecionados para 2011

O II Festival de Jericoacoara Cinema Digital divulga os filmes selecionados.
De 11 a 15 de junho, o evento recebe cineastas, como Silvio Tendler e Nelson Pereira dos Santos
Em sua segunda edição, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital selecionou um total de 50 filmes, curtas com pelo menos 15 minutos de duração, produzidos com tecnologia digital. As obras foram escolhidos num universo de 218 inscritas. O evento que acontece de 15 a 21 de junho. Além da mostra, estão previstas homenagens ao cineasta Nelson Pereira dos Santos, que já confirmou presença no festival.

Lançamento

O lançamento do Festival de Jericoacoara acontece em Fortaleza, às 19h, no Cineclube Avenida (Avenida Shopping, na Av. Dom Luís, 300, 1º Subsolo). Além de representantes das associações e entidades ligadas ao audiovisual cearense, estarão presentes o diretor Francis Vale; o ator, cantor e compositor Rodger Rogério (autor da música-tema do festival deste ano, a ser apresentada na ocasião); os mestres de cerimônia Téti e Ricardo Black; e o artista plástico Zé Tarcísio, autor do Troféu Pedra Furada, a qual será entregue aos vencedores do certame.

Seleção

O resultado da seleção, realizada após inscrições nos meses de fevereiro e março, consolida a dimensão nacional do festival. O Ceará é o estado que conta com maior número de filmes selecionados. São 12 produções no total. São Paulo vem logo em seguida, com 11 filmes escolhidos para exibição em Jericoacoara. Foram aceitas inscrições de produções concluídos a partir de junho de 2009, sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação ou experimental.

Realizado pela Anhamum Produções, com direção do cineasta, escritor e produtor cultural paraense radicado no Ceará, Francis Vale, o festival tem por objetivo contribuir para dar visibilidade aos novos valores da produção audiovisual, de forma descentralizada, indo bem além dos grandes centros.

“Queremos mostrar a diversidade do novo cinema brasileiro, e as novas pessoas que estão fazendo esse cinema acontecer, nas suas cidades e comunidades, a cada dia”, afirma Francis. “A relação do festival com a comunidade é outro aspecto muito importante. Para contribuir com Jericoacoara, o festival acontece na baixa estação, ajudando a garantir maior movimentação na cidade nesse período”, complementa.

Para assegurar, na prática, a democratização da participação no evento, a produção do festival garante as despesas de transporte terrestre entre Fortaleza e Jericoacoara, alimentação e hospedagem para um representante de cada uma das 50 obras selecionadas. “A ideia é que as pessoas realmente possam conviver em Jericoacoara, participando efetivamente do festival, trocando ideias sobre cinema, participando dos debates e se aproximando do público”, reforça Francis Vale.

Premiação

Ao longo do festival, os filmes serão apreciados por um júri composto por cinco profissionais ligadas à área do audiovisual. As premiações em dinheiro, no valor de R$ 5 mil cada, serão destinadas às obras escolhidas pelo júri como as melhores em cada categoria: ficção, experimental, documentário e animação. Também receberá prêmio de R$ 5 mil a melhor produção dos estados Ceará, Piauí e Maranhão, em homenagem à chamada “Rota das Emoções”, que se inicia em Jericoacoara no Ceará, passa pelo Delta do Parnaíba no Piauí e se estende até os Lençóis Maranhenses.

O festival também destinará troféus aos vencedores dos quesitos: melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz. A edição 2011 do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital demonstra evolução em relação à estreia do evento, que atraiu repercussão nacional, em junho de 2010, recebendo elogios de cineastas como os consagrados Silvio Tendler e Walter Lima Jr.

O festival contará com uma Mostra Especial de Cinema Ambiental e com oficinas de cinema digital. Também prestará homenagens ao cineasta Nelson Pereira dos Santos (“Vidas Secas” e “Como Era Gostoso o Meu Francês”), que tem presença confirmada no evento.

Raízes do Brasil

Nos dias 16 e 17 de junho, será exibido o filme “Raízes do Brasil”, de Nelson. “Trata-se de um filme ainda inédito para muita gente. A exibição marca a comemoração dos 75 anos do livro de Sergio Buarque de Hollanda e dá suporte às discussões do Seminário do Festival, que acontece nos dias 17 e 18 de junho, contando com participantes como os professores e pesquisadores Sylvia Porto Alegre, Babi Fonteles e José Osmar Fonteles”, destaca Francis Vale. Também será exibido o curta “Meu Cumpadi Zé Kéti”, de Nelson Pereira dos Santos, como homenagem especial aos 90 anos de nascimento do sambista carioca autor de “A voz do morro”.

Filmes selecionados

“Grafita que eu gosto”, “Chega-te a mim”, “Alunos da Oficina”, “Tic tac”, “Poeira e luz, Sonho d´ ela”, “Peixe pequeno”, “O outro lado de curral velho”, “Passageiro pau de arara”, “A pé pa bica”, “Mato alto”, “Feira da fantasia”, “Ilusão de ótica”, “Coma cultural”, “Olho no lance”, “Comedor de papel”, “O filho de Eru”, “Pulmões urbanos”, “Vitrines”, “Pra sempre colorado”, “Mar de rosas”, “Ascensorista do general”, “O mendigo”, “O filho do vizinho”, “Pattheley, um caminho”, “O lado negro da lua”, “No oco da Serra Negra”, “Dalva”, “Hoje tem espetáculo”, “Pink Alien”, “Água pra que te quero”, “De pés descalços”, “Uma noite em 68”, “Babau para todos”, “Silêncio, por favor”, “A fábula da corrupção”, “O sabiá”, “Curta saraus”, “Brincantes fúnebres”, “É muita areia pro meu caminhãozinho”, “Reciclando formas”, “Interurbanos”, “Timing”, “Colapso”, “Meu avô e eu”, “Contos e desencontros”, “Dever cumprido”, “Negócio de menino e menina”, “Menina da chuva”, “O poeta e a bicicleta” e “Impermanências”.

Anúncios

Sobre SRSC

Journalist. Filmmaker. Audiovisual Researcher. MediaDesigner. English Teacher.

Olá cineasta! Obrigado pelo comentário. Visite nosso grupo no Facebook. Volte sempre. abrs. Turma Abedista Potiguar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25/05/2011 por em Animação, Audiovisual, Cinema, Festival de Cinema.
%d blogueiros gostam disto: