Blog da ABDeC / RN

Videos contam a história da cultura digital do Brasil

Fonte: Rede Brasil Atual

 São Paulo – Cinco vídeos produzidos, por cinco coletivos diferentes de produção audiovisual, contam um pouco da história da cultura digital no país e seu papel na sociedade brasileira.

A ideia das produções surgiu durante o Fórum de Cultura Digital do ano passado. Todos estão disponíveis na internet e em breve devem ser exibidos em mostras de cinema e em coletivos de cultura pelo Brasil.

“Falamos do nosso tempo, de como ele tem se organizado. Como a política tem se reogarnizado a partir de uma série de novas possibilidades. A abordagem estética dos videos mistura, por meio do recorte e da mixagem, vários discursos audiovisuais”, conta Rodrigo Savazoni, um dos coordenadores do Fórum e realizador de um dos vídeos.

Veja os trabalhos produzidos, acompanhados de sinopses.

Remixofagia – Alegorias de uma revolução

Imagens e áudios mostram as transformações culturais trazidas pelas tecnologias digitais e a interatividade de redes. No caldeirão de imagens e sons, Helio Oiticica e Pablo Capilé, Zé Celso, Lula e Cláudio Prado, Pedro Markun e Glauber Rocha, Macunaíma e Gilberto Gil, Osvald de Andrade e Dilma Roussef. Remix por Rodrigo Savazoni, Paula Alves e Rafael Frazão.

Remixofagia – Alegorias de uma revolução from FLi Multimídia on Vimeo.

Guerrilha Midiática

Os novos revolucionários são imaginadores, produzem e manipulam cenas, em busca de transformar a sociedade. Um filme que politiza as imagens, por meio de depoimentos colhidos no Fórum da Cultura Digital, imagens de manifestações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e da história de Ungaretti. Produção de André de Oliveira e Jefferson Pinheiro, do Coletivo Catarse

Guerrilha Midiática from FLi Multimídia on Vimeo.

Re-evolución Compartida –

Identidade, diversidade e a questão latino-americana. Os conhecimentos e povos tradicionais que se valem das novas tecnologias de informação e comunicação para ganhar circulação. Questões sobre o nosso tempo, a partir de depoimentos colhidos durante o Fórum da Cultura Digital Brasileira. Produção de Gilberto Manea e Gustavo Castro do Coletivo Soy Loco por Ti.

RE-EVOLUCIÓN COMPARTIDA from FLi Multimídia on Vimeo.

Deus e Diabo @ terra digital

Nos longos planos, alternam-se cenas e fragmentos colhidos durante o Fórum da Cultura Digital Brasileira, pedaços de Deus e o Diabo na Terra do Sol de Glauber Rocha e um passeio pelo interior da Paraíba, onde a realidade se impõe, mostrando as semelhanças e diferenças nos vários centros desta nova geografia. Trabalho realizado por Gian Orsini e Ely Marques, da ABD-Paraíba.

deus e o diabo @ terra digital from FLi Multimídia on Vimeo.

Digirealejototal

Foco principal na circulação livre da informação na internet como possibilidade de independência frente à antiga mídia. Destaque também para as políticas públicas do governo Lula para a cultura digital. Produção de Cardes Amâncio da Avesso Filmes

Digirealejotal from FLi Multimídia on Vimeo.

Anúncios

Sobre SRSC

Journalist. Filmmaker. Audiovisual Researcher. MediaDesigner. English Teacher.

Olá cineasta! Obrigado pelo comentário. Visite nosso grupo no Facebook. Volte sempre. abrs. Turma Abedista Potiguar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 28/05/2011 por em Audiovisual, Cinema, Cultura.
%d blogueiros gostam disto: