Blog da ABDeC / RN

ABDs do Nordeste se reúnem no IV Festival de Triunfo

Em sua quarta edição, o Festival Nacional de Cinema da Cidade de Triunfo, no sertão nordestino do Pageú, foi uma Realização do Governo do Estado de Pernambuco, com a Secretaria Estadual de Cultura e a Fundação Joaquim Nabuco. Entre os dias 15 e 20 de agosto de 2011, foram exibidos longas e curtas-metragens, que concorreram a prêmios em diversas categorias.

O Festival contou com produções de vários estados, como Paraná, Rio Grande do Sul, Goiânia, Rio de Janeiro, Pernambuco, recheando o evento com a diversidade cultural do país.

Outras atividades também compuseram a programação do evento. Foram realizadas homenagens ao produtor Germano Coelho Filho (in memorian), figura de extrema importância para cinema pernambucano e nacional. O festival também homenageou o produtor pernambucano Genivaldo di Pace, que há décadas contribui para o setor audiovisual do estado. Também homenageado, o ator Matheus Nachtergaele, que não pôde comparecer ao evento, mandou seu recado através de Marcos Carvalho.

O Festival de Cinema de Triunfo abriu espaço para discussões sobre o segmento audiovisual. Na terça-feira (16) se deu a abertura da programação do seminário Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual no Nordeste. Neste encontro, o objetivo foi fomentar o debate sobre políticas públicas para o setor e também promover a troca de experiências entre os representes de entidades ligadas ao audiovisual.

O seminário prosseguiu na quarta-feira (17) com o tema Cinema e Formação – Educação e Capacitação Técnica. Foi exposto um novo perfil da Fundação Joaquim Nabuco (PE), com projetos ligados ao audiovisual, edição de livros, artes plástica, atuação direcionada para público em geral, à formação de plateias, aos processos educativos-culturais e ao apoio à produção cultural. Deu-se destaque para Cine Educação, projeto desenvolvido pela Fundação Joaquim Nabuco que utiliza o cinema como aliado na sala de aula.

Na quinta-feira (18), representantes da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD) dos nove estados do Nordeste se reuniram para confraternizarem-se, trocarem experiências e, ainda, discutirem a respeito da eleição da nova diretoria da ABD Nacional.

Para conferir os filmes premiados no Festival, acesse o blog do evento:  http://festivaldecinemadetriunfo.blogspot.com/2011/08/triunfo-premia-cineastas-de-todo-pais.html

Anúncios

Olá cineasta! Obrigado pelo comentário. Visite nosso grupo no Facebook. Volte sempre. abrs. Turma Abedista Potiguar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 05/09/2011 por em Cinema.
%d blogueiros gostam disto: