Blog da ABDeC / RN

Oficina “Exercícios do Ver Audiovisual” – 11 anos da ABD-RN

EXERCÍCIOS DO VER AUDIOVISUAL
CONVITE OFICINA
(11 ANOS DA ABD-RN)
“Com as novas mídias, o “ver” dos cidadãos municiou-se de recursos jamais utilizados, fez-se concreto na possibilidade de um controle político dos atos dos governantes, no acompanhamento documentado das decisões políticas, sociais e econômicas que afetam a vida dos governados, ou numa tarefa de fiscalização que agora não se restringe aos órgãos institucionais. Esse “ver” se transforma assim em um parâmetro conceitual dos vínculos da democracia com a comunicação, da cidadania com as mídias. Mas, com frequência, acontece um uso distorcido ou perverso de tais novos recursos, e a opinião pública se torna homogeneizada a partir do que os autores chamam de “sacralização das ênfases majoritárias”, fabricadas pelas mídias. Temas sem importância ganham relevo e outros importantes se diluem. A política, a guerra, a religião, a corrupção, o esporte, tudo isso que a mídia enfoca com uma estupenda eficiência profissional e técnica, submetem-se a uma “verdade midiática” – aquilo que é apresentado e assumido como real e tem a forma de um grande relato.” Este texto foi extraído do livro “Os Exercícios do Ver: Hegemonia Audiovisual e Ficção Televisiva”, de Jesús Martin-Barbero, publicado pela Editora Senac/SP.
EXERCÍCIOS DO VER AUDIOVISUAL (Realidade, Ficção e Docu-Ficção) – Básico I é o tema da oficina de audiovisual que acontece no dia 19 de novembro de 2011, sábado, das 9 às 18 horas, em Pirambúzios, RN, evento que faz parte da comemoração dos onze anos da Associação Brasileira dos Documentaristas e Curta-Metragistas no Rio Grande do Norte (ABDeC-RN).
Para participar envie seus dados pessoais, telefone para contacto e uma frase explicando porque você acha importante participar do curso, para o email cinepotiguar@gmail.com e aguarde a confirmação que será enviada por e-mail. Material necessário: câmera digital (celular, mini DV, etc), filtro solar, roupas leves, toalha e chapéu. Valor: R$50,00 (incluído transporte, alimentação e água).
A oficina será ministrada pelo cineasta Nereu Cerdeira, diretor de diversos filmes, entre eles, “Soluços e Soluções”, com o diretor Edu Felistoque; “Musicagen”; “Boi”; “Cavalheiros”; “O Papel Principal”; “Leve-me ao seu líder”; o premiadissimo “Zagati” ganhador do prêmio especial do júri “Kikito” no 30º Festival de Gramado/RS.
Programação
8 horas – Natal saída para Pirambúzios (uma van levará os participantes de Natal ao local)
8h30 – Chegada ao Flat Pirambúzios
9h00/12h00 – Aula prática “VERazul” (praia)
12h30/13h30 – Almoço
14h00/16h00 – Aula prática “VERde” (montanha/dunas)
16h10/17h10 – ConVERsa
17h30 – Saída de Pirambúzios (Van volta para Natal)

 

 

Anúncios

Sobre SRSC

Journalist. Filmmaker. Audiovisual Researcher. MediaDesigner. English Teacher.

Olá cineasta! Obrigado pelo comentário. Visite nosso grupo no Facebook. Volte sempre. abrs. Turma Abedista Potiguar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 16/11/2011 por em Cinema.
%d blogueiros gostam disto: