Blog da ABDeC / RN

VII Mostra do Curta Nordestino 2011: realização ABD-RN

 

Pergunta – Por que você escolheu o IFRN como local de exibição da VII Mostra do Curta Nordestino?


Resposta – REGINA CUNHA – O auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Avançado de Cidade Alta, está localizado num ponto central da cidade de Natal, RN, o que permite um fluxo constante de pessoas, tanto alunos, como professores e visitantes.

Podemos destacar a presença do cineasta Carlos Tourinho, presidente de honra da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio Grande do Norte (ABDeC-RN), do cineasta Nereu Cerdeira, que ao lado de Edu Felistoque dirigiu Soluços e Soluções e Zagati que foi premiado no Festival de Cinema de Gramado. Destacamos também a presença do Assessor de Comunicação do CREA-RN, Paulo Sérgio Saldanha Procópio. Contamos com o registro midiático da TV IFRN, na pessoa do repórter Neiryvan Maciel da Cruz.

Vale destacar que o IFRN-Cidade Alta, vem se firmando no cenário cultural de nossa cidade como um ponto importante para apresentações culturais, em diversos segmentos, inclusive o audiovisual, como no caso da VII Mostra do Curta Nordestino. Agradecemos especialmente ao diretor-geral do IFRN-Cidade Alta, professor Lerson Fernando dos Santos Maia, como também a produtora cultural, professora Nara Pessoa que sempre colabora com as atividades ligadas à área da cultura audiovisual, e sem dúvida, manifestamos um agradecimento especial a todos os funcionários desta prestigiosa instituição que se empenharam para o sucesso do evento, em especial o João Paulo e Adriano. O trabalho de edição dos vídeos e o comando da exibição ficou a cargo do jovem Ricardo Abravanel que demonstrou profissionalismo e competência oferecendo ao público uma apresentação de qualidade em todos os sentidos.

A VII Mostra do Curta Nordestino foi um grande trabalho de equipe onde cada um, independente de sua função, contribuiu positivamente para o sucesso do evento.


Como foi a participação das outras ABDs do Nordeste?

Resposta – REGINA CUNHA – A VII Mostra do Curta Nordestino foi um evento produzido em conjunto, por todas as ABDs do Nordeste. Assim que recebi a solicitação do Sr. Valério Andrade organizador do Festival de Cinema de Natal (FESTNATAL) para produzir e organizar a VII Mostra do Curta Nordestino, enviei um comunicado para todos os presidentes das ABDs do Nordeste solicitando-lhes o envio dos filmes de seus estados. A resposta foi imediata. Tivemos um atraso na realização da mostra, em virtude da greve dos Correios que prejudicou a entrega dos DVDs com os filmes e inclusive ocasionou a danificação do material. Como ponto positivo podemos assinalar que pela primeira vez, o Rio Grande do Norte recebe, em uma única Mostra, filmes (curtas-metragens documentários, ficção e animação) de todos os estados do Nordeste.

A Mostra conta com vinte filmes (entre documentários e ficção), mas recebemos muito mais. Apenas para citar dois, salientamos a participação dos presidentes das ABDs do Nordeste, que disponibilizaram suas produções: como Céu Limpo que foi dirigido por Marcley de Aquino e Duarte Dias (atual presidente da ABD-CEARÁ); e o documentário Julio (ainda em fase de finalização) dirigido por Kleyton Marinho (presidente da ABD-PIAUÍ).


E a participação do Rio Grande do Norte?

Resposta – REGINA CUNHA – Na verdade a participação do Rio Grande do Norte já estava definida desde o encerramento da Mostra do Vídeo Potiguar realizada em setembro deste ano, e que teve como resultado os filmes, A cura/Rodrigo Sena (1º lugar), Clinária/Jean Custo (2º lugar) e Clube dos Cafonas/Larissa Gabrielle (3º lugar).


Qual a sua formação e sua ligação com o cinema?

Resposta – REGINA CUNHA – Sou jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, com especialização em Comunicação Audiovisual pelo Instituto Oficial de Rádio e Televisão da Espanha, mestrado técnico em cinema e vídeo pela Universidade de Derbyshire na Inglaterra, e atualmente pesquisadora do audiovisual potiguar no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuei por mais de vinte anos nas grandes emissoras de televisão aberta do país, e recentemente fui contratada para dirigir o Canal Comunitário da Televisão a Cabo de Mossoró (TCM), cujo trabalho foi agraciado com Menção Honrosa NEOTV (2006), Primeiro Lugar em Responsabilidade Social pelo melhor programa de televisão em todo o Brasil pela NEOTV (2007), Melhor Documentário Meio Ambiente – UFERSA (2007), indicação para o prêmio Objetivos do Milênio/Melhor Programa de TV/Educação Audiovisual pela Secretária da Presidência da República (2008), Menção Honrosa Vídeo Folkcomunicação UFJF (2011). Membro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM-Portugal), membro da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), membro da Filmmakers Network (EUA), membro da Society for Cinema and Media Studies by the University of Texas (EUA). Presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Rio Grande do Norte (ABDeC-RN) para o biênio 2011/2012.


Quem são os jurados?

Resposta – REGINA CUNHA

 

Valério Andrade

Diretor do Festival de Cinema de Natal FESTNATAL

Sonia Santos

Diretora do Teatro de Cultura Popular da Fundação José Augusto, Natal, RN.

Sebastião Guilherme Albano Costa

Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal Fluminese (UFF) e pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM, 1986-1991), mestrado em “Letras Latinoamericanas” pela Universidad Nacional Autónoma de México (1994-1998), com estágio na University of Texas at Austin (UT), e doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2004-2007), com estágio na UNAM e na University of Texas at San Antonio (UTSA). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi coordenador do Departamento de Português da “Agencia de Noticias de México” (NOTIMEX) e da Agência de Notícias Nova China (XINHUA) e fez crítica de cinema e de cultura em vários jornais mexicanos entre 1994 e 1998. Foi professor convidado na UNAM (2006 e 2010) e Visiting Scholar na UT Austin (2009). Tem artigos em periódicos e capítulos de livros publicados no Brasil, na América de língua castelhana, na Europa e nos Estados Unidos. Seus interesses epistemológicos estão nas relações entre a comunicasção e as discursividades, as sociabilidades e a política. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal Fluminese (UFF) e pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM, 1986-1991), mestrado em “Letras Latinoamericanas” pela Universidad Nacional Autónoma de México (1994-1998), com estágio na University of Texas at Austin (UT), e doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2004-2007), com estágio na UNAM e na University of Texas at San Antonio (UTSA).

Autor de diversos livros entre eles o livro publicado em dezembro de 2010 – Teorias da Mídia e Audiovisual na América Latina em parceria com Dra. Érica de Oliveira.

Maria Érica Lima de Oliveira

Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) PUC-Campinas, mestrado em Comunicação, área de concentração: Teorias e Ensino da Comunicação, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e doutorado em Comunicação Social, área: Processos Comunicacionais, (Umesp) com sanduíche na Universidade Fernando Pessoa (UFP), Porto (2004-2005), como bolsista do Programa AlBan. Atuação como pesquisadora em Comunicação, com ênfase em Indústrias e Estudos Culturais, Mídia local e regional, Folkcomunicação, Estratégias políticas e econômicas de grupos midiáticos, Comunicação e Religião. Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) Estudos da Mídia. Vice-presidente da Rede de Pesquisadores em Folkcomunicação.

Autora  de diversos livros, entre eles o livro publicado em dezembro de 2010 – Teorias da Mídia e Audiovisual na América Latina em parceria com Dr. Albano Costa.

Nara Pessoa

Produtora Cultural, Professora Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus Avançado Cidade Alta, Natal, RN.

Lerson Fernando dos Santos Maia

Diretor Geral do Campus Avançado de Cidade Alta (Natal/RN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Maria Tereza de Oliveira

Mestra, Professora da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX), Primeiro lugar na Mostra do Vídeo Potiguar de 2010.


Quando será divulgado o resultado da VII Mostra?

Resposta – REGINA CUNHA – A relação dos três escolhidos pelo corpo de jurados será divulgada assim que for computada a soma geral das avaliações que estão sendo realizadas. O processo de seleção está sendo feito individualmente por cada jurado, e anotado em uma folha que será recolhida no próximo dia 28 de novembro de 2011, onde cada jurado assinalará sua avaliação para cada filme, dentro de uma pontuação que vai de 1 a 5, a saber: 1 – fraco, 2 – regular, 3 – médio, 4 – bom e 5 – ótimo. O organizador do Festival de Cinema de Natal, Sr. Valério Andrade irá divulgar os vencedores durante o FESTNATAL 2011, que ocorrerá de 6 a 11 de dezembro no Moviecom, do Praia Shopping, Natal/RN.


 

Se alguém quiser exibir algum filme da Mostra como deve fazer?

Resposta – REGINA CUNHA – Recebemos um pedido da jornalista Érica Lima para exibir os filmes e falar sobre a Mostra na TV Universitária da UFRN. Ainda estamos conversando com os diretores dos filmes, para obter autorização para exibição pela televisão, entretanto, podemos adiantar que já estamos agendando apresentações especiais de alguns filmes em cineclubes, bem como um debate com o cineasta Nereu Cerdeira, de acordo com a demanda do público. Quem desejar exibir algum filme ou realizar um debate sobre a Mostra é só enviar um email paracinepotiguar@gmail.com.

Anúncios

Sobre SRSC

Journalist. Filmmaker. Audiovisual Researcher. MediaDesigner. English Teacher.

Olá cineasta! Obrigado pelo comentário. Visite nosso grupo no Facebook. Volte sempre. abrs. Turma Abedista Potiguar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 24/11/2011 por em Cinema.
%d blogueiros gostam disto: