Blog da ABDeC / RN

ABD Nacional: nova diretoria (2012/2013)

Fonte: ABD-Nacional

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas metragistas – ABD Nacional – realizou no dia 11 de Março, na cidade de Salvador Assembleia Geral eleitoral como parte da programação do “Encontro de Documentaristas – A eternidade do Cotidiano” realizado pela Universidade Federal da Bahia através da Pró- reitoria de Extensão. Suas 27 afiliadas estaduais debateram, defenderam e referendaram o pleito da Chapa UBUNTU para a nova diretoria nacional da entidade.

Com mais de 30 anos de atividades ABD Nacional é a única entidade associativa do cinema brasileiro presente em todas as unidades federativas, agregando realizadores de curta metragens e documentários que buscam inovar não apenas na maneira de fazer filmes, mas também, na forma de se fazer politica cultural no país.

Chapa UBUNTU, eleita para desenvolver os trabalhos frente à entidade no biênio 2012 | 2013 é encabeçada pelos cineastas  Jaime Lerner e  Clementino Junior que assumem a partir de agora a Presidência e vice- presidência respectivamente.

Composta por uma pluralidade de associados, representando as cinco regiões do Brasil, o grupo que assume o leme da Associação, trás a responsabilidade de aglutinar ABDs com maior e menor experiência, bem como estabelecer um espaço horizontal e colaborativo de discussões em prol de uma maior regionalização de recursos e fundos para o setor audiovisual, a implantação e gerenciamento do Projeto Curta em Todas as telas, bem como uma maior proximidade de dialogo junto ao governo e a defesa da implementação da Lei 12.485 e o novo fundo setorial derivante desta Lei.

Prova desse comprometimento ao quais os novos diretores nacionais se colocaram, é a própria escolha do nome da Chapa. UBUNTU É uma filosofia Africana que foca nas alianças e relacionamento das pessoas umas com as outras. A palavra vem das línguas dos povos Banto tradução para a Língua Portuguesa poderia ser “Sou o que sou pelo que nós somos”.

No evento ocorrido na capital baiana, encontravam-se ainda realizadores de documentários da América Latina que debateram o impacto da tecnologia digital sobre esse gênero fílmico que puderem dividir suas visões comdocumentaristas consagrados como Geraldo Sarno, Vladimir Carvalho e o argentino Laureano Gutierrez.

Anúncios

Sobre SRSC

Journalist. Filmmaker. Audiovisual Researcher. MediaDesigner. English Teacher.

Olá cineasta! Obrigado pelo comentário. Visite nosso grupo no Facebook. Volte sempre. abrs. Turma Abedista Potiguar.

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 15/03/2012 por em ABD Nacional e marcado , .
%d blogueiros gostam disto: